Controlando motores Somfy com IR (InfraRed)

Artigo sobre controle de painéis e cortinas Somfy a partir de comandos infravermelhos.

A Somfy é a empresa líder mundial em motorização e automatização de persianas, painéis e cortinas. Com origem em Chamonix, França, a Somfy hoje está em mais de 50 países, entre eles o Brasil.

A Somfy opera no Brasil desde 1998 fornecendo produtos para linhas de persianas externas de enrolar, toldos, cortinas e persianas de interiores, telas de projeção, janelas e brises.

Os motores Somfy utilizam uma plataforma exclusiva chamada RTS (Radio Technology Somfy) que controla as funções dos motores como subir, descer ou parar. Os motores Somfy são, portanto, acionados através de rádio-frequência.

A demanda

Para integrar o controle de motores Somfy a uma solução de automação mais ampla, ou seja, que envolva o controle integrado de dispositivos como aparelhos de áudio e vídeo, controles de iluminação ou splitters entre outros, muitas vezes é necessário usar um controle infravermelho.
Controles infravermelhos têm várias deficiências técnicas em relação ao sofisticado controle por rádio nativo da plataforma RTS da Somfy. Controles de rádio-frequência como os RTS emitem sinais que atravessam paredes e não exigem visada entre o controle remoto e o aparelho a ser controlado. Isso libera o usuário de ter que apontar para o aparelho, resultando em um maior conforto de operação.
Os controles infravermelhos funcionam através de frequência de luz infravermelha, invisível ao olho humano, porém, com o mesmo comportamento de qualquer raio de luz. Isto significa que, para que um aparelho receba o sinal gerado por um controle remoto, é necessário apontar o controle remoto para que a luz emitida por ele alcance o aparelho a ser controlado. Se houver qualquer obstáculo que impeça a passagem da luz, o comando não conseguirá alcançar o aparelho. A um primeiro olhar a desvantagem dos controles infravermelhos é enorme. Mas há um aspecto no qual eles superam as vantagens dos comandos de rádio-frequência: os sinais de infravermelho são largamente utilizados e a quantidade de opções seja de controles ou de aparelhos que utilizam esta tecnologia é imensa.

O que é necessário

Para controlar os motores Somfy RTS a partir de IR são necessários os seguintes três produtos:
– Um mini-sensor IR Somfy;
– Um controle remoto multicanal IR Somfy; e
– Uma interface IR-RF Somfy.

Descrevemos abaixo a função de cada um destes componentes:
http://www.automatedshadeinc.com/files/automation/urtsii_operatinginstructions.pdf
http://www.automatedshadestore.com/shop/product-info.php?Somfy_Universal__RTS__16_Channel_Interface__URTSI_II_-pid324.html
http://www.automatedshadestore.com/shop/avactis-images/u/Integration/RTS-DryContact-Interface.pdf
http://www.avoutlet.com/index.php?dispatch=products.view&product_id=4472
http://www.homecontrols.com/Somfy-Infrared-Transmitter-24-Channel-SO1810498